Resenha: Prova de Fogo



Editora: Vergara & Riba
Autor: James Dashner
Páginas: 400
Sinopse: O Labirinto foi só o começo... o pior está por vir. Depois de superarem os perigos mortais do Labirinto, Thomas e seus amigos acreditam que estão a salvo em uma nova realidade. Mas a aparente tranquilidade é interrompida quando são acordados no meio da noite por gritos lancinantes de criaturas disformes – os Cranks – que ameaçam devorá-los vivos.
Atordoados, os Clareanos descobrem que a salvação aparente na verdade pode ser outra armadilha, ainda pior que a Clareira e o Labirinto. E que as coisas não são o que aparentam. Para sobreviver nesse mundo hostil, eles terão de fazer uma travessia repleta de provas cruéis em um meio ambiente devastado, sem água, comida ou abrigo.
Calor causticante durante o dia, rajadas de vento gélido à noite, desolação e um ar irrespirável – no Deserto do novo mundo até mesmo a chuva é a promessa de uma morte agonizante. Eles, porém, não estão sozinhos – cada passo é espreitado por criaturas famintas e violentas, que atacam sem avisar.
Manipulação, mentiras e traições cercam o caminho dos Clareanos, mas para Thomas a pior prova será ter de escolher em quem acreditar.

          Correr ou Morrer foi um dos meus livros favoritos de 2014, então quando eu peguei Prova de Fogo para ler, estava cheia de expectativas. Logo ao começar o livro já pude perceber que não ia me desapontar.
          Enquanto o começo de Correr ou Morrer é um pouco lento, Prova de Fogo é cheio de ação da primeira à última página. Quando achavam estar seguros, os Clareanos se deparam com mais horrores e provas do CRUEL. Ao longo do livro eles também passam a entender mais os objetivos e os motivos dessa organização, o que não os faz odiá-los menos.
          Eu achei que as provações pelas quais o CRUEL faz os Clareanos passarem nesse livro foram ainda piores que no anterior. E isso deixou as coisas ainda mais instigantes. Eles passam por situações em que estão completamente por si mesmos, sem nem mesmo a “ajuda” com comida, remédios, etc que eles tinham no Labirinto. Ainda por cima, tem que enfrentar o mundo real, que está devastado pelo Fulgor e pelo sol. Eu achei super interessante esse mundo que o James Dashner criou. O Fulgor é uma ameaça constante e o autor não precisou colocar monstros sobrenaturais na história para meter medo; os próprios afetados pelos estágios avançados da doença são monstros por si só.
          Outra coisa que eu percebi bastante em Prova de Fogo foi o avanço dos relacionamentos entre os personagens. Na situação em que eles estão, as emoções estão à flor da pele e dá para perceber mais a força da amizade entre alguns, como Thomas, Minho e Newt. Novos personagens também entram em cena e criam vários momentos de tensão que me fizeram saltar pelas páginas por ansiedade em querer saber o que aconteceria.
          Prova de Fogo se tornou o meu livro favorito da trilogia Maze Runner. Ele tem mais ação, os relacionamentos dos personagens ficam mais complexos, e ainda mais coisas que você achava que entendia são questionadas. É uma leitura rápida e instigante e cujo final te deixa morrendo de ansiedade para ler o próximo livro.

Classificação Final:


2 comentários:

  1. Oi, Thais.

    Eu já li correr ou morrer e estou bem animada com Prova de fogo. Fiquei mais curiosa ainda depois da sua resenha. Já achei o que eles passam no primeiro livro CRUEL e você me diz que o que acontece nesse chega a ser pior. Estou chocada. Com certeza estará na minha pilha de leitura de Março.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio de Carnaval

    ResponderExcluir
  2. Oiii Thais, tudo bem com você?

    Era pra eu ter comprado o box no natal, mas fiquei meio receoso em não gostar da trama, mas depois da sua resenha vou encarar os livros e colocar na pilha de livros.

    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir

Quem escreve

Quem escreve
Thais Pampado. 20 anos. Escritora e estudante de Produção Editorial. Apaixonada por livros e por escrever. Lê praticamente qualquer gênero, mas tem uma paixão especial por fantasia e YA.
Tecnologia do Blogger.

Leitores

2015 Reading Challenge

2015 Reading Challenge
Thais has read 0 books toward her goal of 100 books.
hide
2015TBR
2015TBR